O tipo de sinal é uma das características físicas da transmissão de dados. Estes sinais podem ser: Analógicos ou Digitais.
Transmissão Analógica:
Neste tipo de transmissão, consoante, entre todos os valores possíveis permitidos pelo meio de trasnmissão, os sinais variam de forma contínua e em função do tempo.
Transmissão Digital:
Neste tipo de transmissão os sinais elétricos têm apenas dois valores que correspondem à informação que queremos transmitir. O sinal elétrico com uma dada voltagem representa o dígito 1 e outro com voltagem diferente representa o dígito 0.
Diferenças:
Na transmissão digital a informação é convertida para bit enquanto que na analógica a informação é gerida sem essa conversão.
O sinal analógico pode ter todos os valores intermediário possíveis enquanto que o sinal digital apenas assume um número pré-determinado de valores.
O sinal analógico varia continuamente podendo assumir todos os valores entre a sua amplitude máxima e mínima, por outro lado, o sinal digital(binário) só assume dois valores (0 e 1), saltando de um valor para o outro instantaneamente formando uma onda quadrada.
Exemplo: Quando usamos um scaner ou qualquer outro dispositivo de digitalização estamos a transformar um sinal analógico em um sinal digital.