Modos de Comunicação

Esta característica na comunicação entre dois dispositivos de rede é importante, pois permite estabelecer as prioridades de transmissão de informação entre eles. Dependendo dos objetivos do sistema alvo, a trasmissão pode-se processar numa direção ou em âmbas e ser alternada ou simultânea.

Foram, então, defenidos três principais modos de operação:

-Simplex

A transferência de informação só é feita num só sentido, de um transmissor para um receptor. É o mais simples, pois o papel de cada dispositivo está definido ao início e nunca se altera. É o que acontece, por exemplo, numa emissão de rádio ou televisão.

-Half-Duplex

A transferência pode ser feita nos dois sentidos mas alternadamente, isto é, ora num sentido ora no outro, e não nos dois sentidos ao mesmo tempo. Este tipo de transmissão é bem exemplidicada pelos computadores(quando um transmite o outro escuta e vise-versa).

-Full-Duplex

Neste caso as transmissões podem ser feitas nos dois sentidos e em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir e receber informação ao mesmo tempo. Um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas. Também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados.